Sinusite: o que você não pode comer nesse período?

Alimento foto criado por yanalya - br.freepik.com

Sinusite: o que não pode comer durante uma crise? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e, por não conhecerem a resposta, elas acabam tomando atitudes que agravam o seu quadro clínico. Pois, acredite, uma alimentação adequada ajuda a melhorar o quadro.

Para quem ainda não entende a doença, a sinusite nada mais é que uma inflamação que se origina na mucosa dos seios da face. Quando ela se desenvolve, o paciente passa a sentir muita pressão na face, cansaço, obstrução nasal, entre outros sintomas que o deixam muito debilitado.

Neste artigo, vou mostrar quais alimentos são mais indicados para os períodos de crise de sinusite. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que evitar na alimentação durante a crise de sinusite?

Pessoas com baixa imunidade têm uma tendência maior ao desenvolvimento da sinusite. Como essa doença é causada pelas alterações que ocorrem nos processos alérgicos e infecciosos, a instalação de microrganismos responsáveis pelo seu surgimento é facilitada quando a imunidade está baixa.

Dessa forma, o corpo fica mais vulnerável à ação de germes invasores, os quais são responsáveis pelas crises de sinusite. Por outro lado, uma alimentação balanceada ajuda a amenizar as crises sinusite. Para isso, é preciso eliminar da sua dieta alimentos que produzem muco, como:

  • • laticínios;
  • • chocolate;
  • • farinha de trigo;
  • • ovo;
  • • alimentos processados e fritos.

Especialmente as pessoas que sofrem com sinusite crônica devem eliminar do seu cardápio açúcares e suco de frutas, ou pelo menos reduzi-los, pois são eles que alimentam os fungos.

Quais alimentos comer nesse período?

Como você pode perceber, alguns alimentos não são indicados para os períodos de crise de sinusite. Então, o que você pode comer? Alguns líquidos auxiliam na drenagem da inflamação presente nos seios da face, como sopas, chás e, claro, a água. Por isso, use e abuse deles para superar essa fase difícil.

Alimentos ricos em ácido graxo influenciam na produção de mediadores alérgicos que ajudam no tratamento para sinusite. Além disso, eles têm efeito anti-inflamatório em razão da presença do ômega-3, reduzindo, assim, a congestão nasal e o inchaço.

Alimentos ricos em vitamina C também ajudam a minimizar os sintomas da sinusite. Eles são responsáveis por reduzir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, invista no consumo de frutas cítricas, como morangos, laranja, brócolis e tomates.

A vitamina A também passa a ser indispensável, pois auxilia na construção de membranas mucosas saudáveis que se concentram na garganta, no tórax e na cabeça. Além disso, é ótima para a saúde da pele e dos olhos.

Agora você já sabe o que não pode comer durante crises de sinusite! Lembre-se de que a alimentação é fundamental no tratamento e na prevenção da condição. Vale ressaltar que isso deve ser feito com orientação especializada, sendo assim, sempre que sentir qualquer sintoma relacionado a essa doença, procure um médico de sua confiança o mais rápido possível.

A ingestão de compostos medicinais também ajuda nesse processo. Quer conhecer os melhores? Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

× Como posso te ajudar?