Você se cansa facilmente ou tem aftas recorrentes? Conheça melhor as vitaminas do complexo B e como podem te ajudar:

Vitaminas do complexo B

Quando nosso corpo não está bem e se encontra desregulado, ele tenta se comunicar conosco através sintomas incomuns. Esses sintomas podem ser leves ou graves, mas sempre incomodam e devem receber nossa atenção.

Por exemplo, alguns desses sintomas como cansaço ou fadiga, processos inflamatórios como sinusite, dentre outros, podem estar diretamente ligados à deficiência de vitaminas do complexo B.

Então, neste artigo, queremos esclarecer a importância das vitaminas do complexo B para o seu organismo e como a falta delas pode afetar as atividades metabólicas do seu corpo. 

O que são as Vitaminas Complexo B?

As vitaminas complexo B são compostos naturais essenciais para o bom funcionamento biológico. Elas estão presentes em nosso organismo e são responsáveis pelo nosso processo metabólico, trabalhando diretamente com os carboidratos, lipídeos e proteínas.

Como citado pela Dra. Telma Sígolo Roberto, a vitamina B age no sistema enzimático, auxiliando as enzimas a realizarem o processo metabólico.

O processo metabólico é o conjunto de todas as reações que ocorrem em nosso corpo e que mantêm o organismo vivo e ativo. Um dos exemplos das nossas principais atividades metabólicas é a digestão, por exemplo.

A vitamina B é tão importante nesse processo, que, hoje, é possível fazer tratamentos de doenças autoimunes apenas com altas doses do complexo. O tratamento é chamado de Protocolo Coimbra e foi criado pelo médico neurologista Cícero Galli Coimbra da Unifesp.

Porém, as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, são vitaminas dissolvidas em água, e, como nosso corpo é 70% água, elas não ficam armazenadas em grande quantidade. Por conta disso, precisamos consumi-las através de alimentos diariamente para que se mantenham em seus níveis normais.

A vitaminas do complexo B são diversas, porém as mais conhecidas e repostas pelo nosso organismo são as B1, B2 e B3.

Falaremos mais sobre como repor a vitamina B através da alimentação no último tópico deste artigo.

Para que as vitaminas B1, B2 e B3 servem?

Além de ajudarem no bom funcionamento do organismo e diminuição do cansaço e inflamação, as vitaminas do complexo B atuam no aumento e fortificação da nossa imunidade. São elas a Tiamina, a Riboflavina e a Niacina (PP).

Vitamina B1 – Tiamina

Essa vitamina ajuda no metabolismo relacionado aos carboidratos, às proteínas, lipídios e estimula o nosso sistema nervoso. Sua deficiência pode acarretar a diversas doenças, principalmente a Beribéri, que causa cansaço, falta de apetite, palpitações e outros sintomas.

Vitamina B2 – Riboflavina

A Riboflavina ajuda na formação das células vermelhas sanguíneas, produz energia para o nosso corpo, ajuda na fase de desenvolvimento e crescimento e é antioxidante, pois ajuda na prevenção e tratamento de doenças como o câncer.

Vitamina B3 – Niacina (PP)

A Niacina possui diversos benefícios, e atua diretamente no metabolismo, na síntese da gordura e em todo o aparelho respiratório e gastrointestinal humano. Com isso, evita a inflamação de mucosas bucais, diminui a fadiga e o cansaço e problemas intestinais.

Onde estas vitaminas podem ser encontradas além da proteína animal?

“Pesquisa Científica comprova que os cogumelos cultivados no Brasil apresentam alta concentração de princípios ativos, por conta do clima e dos substratos utilizados em seu cultivo. ”

Os principais alimentos que possuem vitamina B são carnes vermelhas em geral, como fígados e miúdos, mas, para quem segue dietas mais restritivas como as vegetarianas e veganas, ainda há algumas opções.

Um dos alimentos para uma dieta vegana ou vegetariana que é uma excelente fonte de vitamina B (possuindo as três vitaminas do completo: B1, B2 e B3) é o cogumelo Agaricus Blazei, um fungo comestível, conhecido também como Cogumelo do Sol.

O conhecido Cogumelo do Sol possui altos níveis de vitaminas e minerais, assim como um alto teor de fibras, proteínas e poucos lipídeos. Com isso, ele estimula e fortalece o sistema imunológico, além de servir como tratamento natural para deficiências no corpo.

Seu consumo pode ser através de concentrados naturais líquidos e secos, podendo ser ingeridos conforme preferência de cada um.

Com o uso medicinal e sua procedência para a saúde sendo comprovada cientificamente, ele trabalha para repor as vitaminas que necessitamos e melhora nossa imunidade. Além de ser excelente no tratamento coadjuvante para diabéticos, pessoas com doenças imunossupressoras, inflamações e outras enfermidades.

Conheça mais sobre esse produto 100% natural aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

× Como posso te ajudar?